Educação Profissional: escolas estaduais reabrem matrículas para cursos técnicos

A rede estadual de educação reabriu o período para matrículas em cursos técnicos nas escolas estaduais
Foto: Governo do Paraná
Foto: Governo do Paraná

A rede estadual de educação reabriu o período para matrículas em cursos técnicos nas escolas estaduais. A oportunidade é voltada aos estudantes que perderam o prazo regular.
Os interessados devem apresentar comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento, documento oficial com foto, CPF, comprovante de vacinação, histórico escolar ou comprovante de escolaridade, além de laudo médico e documento de tutela/guarda quando aplicável.

A modalidade contempla mais de 45 cursos gratuitos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica, que abrangem diferentes áreas do conhecimento. Foram abertas até 55 mil vagas para estudantes concluintes do Ensino Fundamental que desejam ingressar na Educação Profissional de forma integrada à 1ª série do Ensino Médio.

A oferta de cursos técnicos subsequentes soma cerca de 8 mil vagas para estudantes que já concluíram a Educação Básica. A Educação Profissional e Tecnológica visa facilitar a inserção e a atuação do estudante no mundo do trabalho e no Ensino Superior.
A expectativa é de nova ampliação, impulsionada pela adesão de novas escolas à EPT, com o número de ingressantes em cursos técnicos no Estado saltando de 15,1 mil, em 2018, para mais de 50 mil no ano passado.