Na manhã do terceiro dia da mobilização "Acorda Brasil – Caminhada pela Liberdade", Cristina Graeml, pré-candidata ao Senado, criticou em vídeo a forma como os evangélicos foram retratados durante o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói. O enredo, que homenageava Lula, trouxe uma ala com o tema "neoconservadores em conserva".
A ala em questão representava os evangélicos, além de outros grupos considerados oposição ao presidente Lula, utilizando latinhas com a inscrição "família em conserva". Graeml afirmou que esse tipo de representação é uma forma de intolerância religiosa e destacou que setores políticos discriminam evangélicos e cristãos, além de perseguirem católicos.
Ela ressaltou que há uma luta por liberdade, incluindo liberdade religiosa, de pensamento e de expressão. Graeml criticou aplaudir governos e grupos que promovem a intolerância e o ódio, defendendo que os brasileiros devem seguir livres.
A caminhada "Acorda Brasil Paraná" é uma continuação de uma mobilização que partiu de Minas Gerais com o objetivo de pedir anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O trajeto, que começou no sábado de Carnaval, pretende percorrer cerca de 180 quilômetros a pé até a divisa com São Paulo.