O projeto Trocou, Economizou, da Copel, já beneficiou mais de 16 mil famílias paranaenses com a substituição de geladeiras antigas por modelos mais eficientes, reduzindo o consumo de energia elétrica e estimulando hábitos sustentáveis. A iniciativa oferece desconto na compra de refrigeradores novos e inclui a troca de quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por versões em LED, mais econômicas.
Uma das moradoras atendidas é Maria Alves Feitosa de Alencar, de 91 anos, residente na zona norte de Londrina. Ela substituiu uma geladeira com 22 anos de uso por um equipamento novo, adquirido com o incentivo do programa. “A Copel está de parabéns. Gostei bastante do atendimento, e agora se a energia diminuir vai ser uma ajuda ótima”, relatou.
O consumo médio mensal das residências no Paraná é de 191 kWh, e as geladeiras podem representar de 8% a 31% desse total. “Ao renovar essa quantidade de eletrodomésticos, promovemos o uso eficiente da energia, com reflexos positivos para todo o sistema”, afirmou o supervisor do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, José Arthuro Teodoro.
Para participar, a geladeira antiga deve ter pelo menos cinco anos de uso e estar em funcionamento, sendo entregue no ato do recebimento do novo equipamento para descarte ambientalmente correto, por meio de logística reversa. As lâmpadas usadas também são recolhidas e substituídas por LED.