O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promove nesta quinta-feira (19) o lançamento do Conselho de Paz, instituição que visa negociar um cessar-fogo na Faixa de Gaza e estende suas ambições para outros temas de segurança internacional. Quase 20 líderes mundiais, entre eles o argentino Javier Milei, estarão em Washington para o evento, que também pode concorrer com as Nações Unidas em questões globais.
A iniciativa surgiu após acordo entre o governo Trump, Catar e Egito para um cessar-fogo em outubro, focado em desarmar o Hamas, grupo palestino responsável pelo ataque contra Israel em 7 de outubro de 2023. Desde então, a segunda fase do plano foi anunciada, prevendo a criação de uma Força Internacional de Estabilização para garantir segurança no território. A Indonésia afirmou disposição de enviar até 8.000 militares, se confirmada a implementação.
Trump deve detalhar promessas de investimentos de mais de 5 bilhões de dólares em Gaza, além de discutir restrições impostas por Israel à região, como medidas para controlar armas do Hamas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recentemente citou o AK-47 como o principal risco e reforçou a necessidade de seu desarmamento. Um comitê técnico liderado por Ali Shaath foi criado para gerir a situação cotidiana do território.
O Hamas, por meio do porta-voz Hazem Qassem, defendeu que a instituição pressione Israel a encerrar violações do cessar-fogo e suspender o cerco a Gaza. A reunião ocorrerá no Instituto da Paz dos Estados Unidos, agora rebatizado com o nome de Trump, que também terá poder de veto sobre decisões do conselho.