Comunidade de Foz celebra Ramadã com cerimônia na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Cerca de 600 pessoas participaram da celebração de boas-vindas ao Ramadã na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu.
Foto: H2FOZ
Foto: H2FOZ

Cerca de 600 pessoas muçulmanas e não muçulmanas participaram da celebração de boas-vindas ao Ramadã na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, situada no Jardim Central, em Foz do Iguaçu.

A solenidade foi marcada por apresentações de crianças da Escola Árabe Bertoni, iluminação da mesquita e projeções com símbolos do islamismo. O público presente assistiu à cerimônia em um espaço montado em frente ao templo religioso.

O Ramadã é um mês de jejum e reflexão para os muçulmanos, que se abstêm de beber, comer, fumar e ter relações sexuais entre o nascer e o pôr do sol. Além disso, os muçulmanos fazem orações pelo menos cinco vezes por dia e se dedicam mais à reflexão, autocontrole e meditação.

Na fronteira entre Brasil e Paraguai, boa parte da comunidade árabe-libanesa segue o jejum. O xeque Oussama El Zahed, líder religioso da mesquita, lembrou que judeus e cristãos também fazem jejum, e este ano coincidentemente o jejum dos muçulmanos e dos cristãos começa junto.