Os senadores representam os interesses dos estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional e fiscalizam a administração do Presidente da República. Nas eleições de 2026, os brasileiros aptos a votar escolherão dois representantes para o Senado Federal, além de outros cargos importantes.
Diferentemente de 2022, quando apenas uma vaga foi disputada, a eleição deste ano renovará dois terços da Casa Legislativa, com 54 vagas em disputa, divididas igualmente entre as 27 unidades da federação. Essa mudança escalonada é garantida pela Justiça Eleitoral, que estabelece que a cada eleição um terço é renovado, e na seguinte, dois terços.
Os senadores são eleitos pelo Sistema Majoritário, onde os candidatos mais votados no primeiro turno, em 4 de outubro, são os vencedores. Ao contrário das eleições para deputados, o voto para senador não depende do quociente eleitoral do partido, e não há segundo turno para este cargo.
Na urna eletrônica, os votos para senador aparecem como a terceira e a quarta opções, após os votos para deputado federal e estadual. É importante lembrar que não é possível votar duas vezes no mesmo candidato; se o mesmo número for digitado para as duas vagas, o segundo voto será anulado. Além disso, não é permitido votar na legenda para o cargo de senador.