Pontal do Paraná recebeu, neste sábado, uma nova estrutura para o armazenamento de água potável: o flexitank, uma espécie de colchão d’água gigante que comporta até 250 mil litros. Esta é mais uma estratégia adotada pela Companhia de Saneamento do Paraná no reforço do abastecimento às cidades do litoral paranaense. O flexitank é ideal para reservar grandes volumes de água de forma temporária.
O flexitank é diferente dos reservatórios tradicionais, pois é dobrável e leve quando vazia, o que facilita imensamente o transporte e a instalação em comparação com estruturas fixas. Além do flexitank, a Sanepar enviou, neste sábado, mais 12 caminhões-pipa para as cinco cidades do litoral atendidas pela companhia.
Esses caminhões são responsáveis por injetar água diretamente na rede para reforçar a pressão nas tubulações. A Sanepar também reforçou sua operação no litoral com a contratação de 31 geradores de energia, 21 contêineres reservatórios, 130 novos pontos de telemetria nas redes de água e esgoto. A empresa está investindo R$ 22 milhões para o atendimento aos veranistas na temporada 2025/2026.
A Sanepar mobiliza 30 colaboradores para atendimento preventivo em bairros do Litoral. Além disso, a empresa tem um sistema de monitoramento em tempo real da rede de distribuição, que aponta, em tempo real, a situação em dezenas de pontos em que instalaram sensores.