Carlos Viana solicita novos documentos ao relator do caso Master

Presidente da CPMI do INSS pede acesso a dados de Daniel Vorcaro para avançar investigações.
Carregando — Foto: Carregando
Carregando — Foto: Carregando

O presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana, pediu ao ministro André Mendonça, novo relator do caso do Master, que libere documentos sobre o sigilo bancário, fiscal e telefônico de Daniel Vorcaro. Viana destacou que esses dados são essenciais para o avanço dos trabalhos da Comissão e para a consolidação das provas já coletadas.

Uma audiência entre Viana e Mendonça está prevista para a semana após o carnaval, com o intuito de discutir a cooperação entre os Poderes. O presidente da CPMI também confirmou que a oitiva de Vorcaro na Comissão está agendada para 26 de fevereiro.

André Mendonça foi designado relator do caso do Banco Master após a saída do ministro Dias Toffoli, que deixou a relatoria em meio a polêmicas. A decisão de Toffoli foi motivada por um desgaste percebido em sua atuação no processo, especialmente após o envio de um relatório da Polícia Federal que mencionava a necessidade de sua arguição de suspeição.

O Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Banco Master e de outras instituições do conglomerado de Vorcaro em novembro de 2025, devido a indícios de irregularidades financeiras. As investigações revelaram que o Banco Master oferecia CDBs com rentabilidades muito superiores ao mercado, assumindo riscos elevados que deterioraram sua liquidez.