A Seleção Brasileira obteve uma vitória expressiva por 3 a 0 sobre a Escócia, na última quarta-feira (24), e o técnico Carlo Ancelotti não poupou elogios ao desempenho da equipe. Durante a coletiva após a partida, Ancelotti enfatizou a evolução da seleção ao longo da Copa do Mundo, destacando a solidez demonstrada pelo grupo. Com a classificação assegurada para a fase de mata-mata, o treinador acredita que o Brasil chega fortalecido para os próximos desafios.
Ancelotti ressaltou que o foco da comissão técnica sempre foi promover um crescimento contínuo da equipe durante o torneio. "O objetivo era jogar primeiro, pé no chão, trabalhando, melhorando e preparando o próximo jogo", afirmou. Ele também observou uma mudança significativa na postura da Seleção durante o jogo contra os escoceses, afirmando que agora os jogadores atuam como uma verdadeira equipe. "Estou contente porque a equipe, depois do primeiro tempo, mudou muito. Agora estamos sólidos", comentou.
O treinador italiano também fez questão de mencionar que o Brasil ainda pode evoluir ainda mais nas próximas partidas. "A equipe está melhorando e pode melhorar muito mais", declarou. Com a classificação para a próxima fase garantida, a Seleção agora se volta para os confrontos eliminatórios, e Ancelotti pediu concentração, evitando projeções sobre adversários tradicionais. "Agora não vamos enfrentar França e Argentina, vamos enfrentar outras equipes e temos que nos preparar para elas. Agora é mata-mata, agora precisa ter coração forte", comentou.
Outro ponto abordado por Ancelotti foi o retorno de Neymar, que voltou a vestir a camisa da Seleção após 981 dias, superando uma lesão. O treinador elogiou a dedicação de Neymar e sua conexão com a equipe. "Neymar não precisa de motivação para jogar com a camisa do Brasil. Ele é o mesmo, tem 34 anos, tem a mesma paixão de um menino jogando futebol", afirmou. Ancelotti também destacou a performance do jogador durante a partida, ressaltando que ele merecia a oportunidade de jogar.
O técnico concluiu sua fala destacando a entrega e a atitude da equipe desde o início do torneio. "Nunca faltou atitude para a equipe, tanto é que muitos gols que aconteceram nos primeiros jogos saíram de uma bola roubada", lembrou. Ancelotti também fez referência ao longo período sem conquistas da Seleção Brasileira e expressou a motivação do grupo em buscar o hexacampeonato. "É uma motivação para nós todos esses anos sem ganhar a Copa do Mundo. Estamos trabalhando para fazer o possível para dar orgulho à população", finalizou.
O texto foi produzido pela aluna Giovana Maciel, do 3º período do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, e revisado sob a supervisão de Guilherme Becker.