O Botafogo é mais um clube brasileiro a sofrer o chamado transfer ban. A punição foi aplicada por causa de uma ação protocolada pelo Atlanta United, dos Estados Unidos, que cobra o pagamento de uma dívida pela contratação do meia argentino Thiago Almada, em 2024. O clube da MLS não teria recebido o valor de US$ 21 milhões pela negociação.
O time de John Textor está impedido de contratar jogadores nas próximas três janelas de transferência. Caso não pague a dívida, o alvinegro pode sofrer sanções mais severas. O clube divulgou uma nota nas redes sociais, onde diz estar buscando um acordo com o time da MLS e que será ativo no mercado em 2026.
Além do Botafogo, clubes como Corinthians e São Paulo também sofreram transfer ban em 2025. O Timão está impedido de contratar jogadores desde agosto quando foi notificado pela FIFA no caso do zagueiro Félix Torres contratado junto ao Santos Laguna do México. O rival São Paulo sofreu duas sanções durante a temporada.
O transfer ban é uma punição administrativa que é aplicada aos clubes que não pagam as transferências de jogadores de outros países. A punição só termina quando o clube pagar o que deve ou fizer um acordo com o credor.