Bia Haddad estreia na Austrália de olho no top-50

Bia Haddad Maia se prepara para defender os 130 pontos que ganhou em Melbourne no ano passado
Bia Haddad Maia busca retomar lugar de destaque — Foto: Reprodução Instagram/@bi
Bia Haddad Maia busca retomar lugar de destaque — Foto: Reprodução Instagram/@bi

Depois da derrota na difícil estreia em 2026 contra a canadense Victoria Mboko, Bia Haddad Maia se prepara para defender os 130 pontos que ganhou em Melbourne no ano passado, alcançando a 3ª rodada. A primeira derrota não deve ditar o ritmo da temporada da brasileira, que tem tudo para recuperar posições até maio.

Bia entra como favorita para enfrentar Yulia Putintseva, do Cazaquistão, apenas nº 105 do mundo, na estreia no Aberto da Austrália. Se passar pela primeira rodada, a situação pode ficar bem mais complicada, com a possibilidade de enfrentar a 20ª do ranking da WTA, a ucraniana Marta Kostyuk.

A brasileira pode sair das 60 — ou até mesmo das 70 — melhores do mundo se não conseguir repetir o resultado de 2025. No entanto, daí em diante, Bia tem todas as condições de se recuperar, pois não terá pontos a defender até maio. Além disso, algumas de suas rivais diretas têm muitos pontos a defender no mesmo período.

De fevereiro a maio, Bia deve disputar 9 torneios, e se avançar até a segunda rodada de cada um destes torneios, por exemplo, a brasileira já ganharia pontos suficientes para entrar no top-50. Com uma boa campanha, Bia pode retomar seu lugar de destaque no ranking da WTA.