Adolpho Veloso, brasileiro premiado que pode concorrer ao Oscar

Adolpho Veloso venceu a categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards pelo filme Sonhos de Trem
Imagem colorida do diretor de fotografia Adolpho Veloso — Foto: 1 de 1 Imagem co
Imagem colorida do diretor de fotografia Adolpho Veloso — Foto: 1 de 1 Imagem co

O brasileiro Adolpho Veloso venceu a categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards pelo filme Sonhos de Trem. A conquista reforçou a força do trabalho do diretor de fotografia nesta temporada de premiações, já que ele pode ser laureado em outras premiações. Ele também já aparece na pré-lista do Oscar com a produção.

O longa Sonhos de Trem, estrelado por Joel Edgerton, acompanha a história de Robert Grainier, um lenhador solitário do início do século 20, que enfrenta luto e isolamento em meio à transformação dos EUA com a industrialização e a chegada das ferrovias. A produção está disponível na Netflix.

Antes de chamar a atenção em Hollywood, Veloso construiu uma carreira sólida como Diretor de Fotografia em produções como Rodantes, El Perfecto David e da minissérie Mosquito. Internacionalmente, ele começou a trabalhar em produções dos EUA no filme Jockey, que assim como Sonhos de Trem foi dirigido por Clint Bentley.

Após a vitória, Adolpho compartilhou uma foto segurando o prêmio do Critics Choice e uma foto ao lado de Wagner Moura, indicado como Melhor Ator, por O Agente Secreto, e Melhor Ator Coadjuvante por Ladrões de Drogas, com a legenda: “Nada mais importa”.