A Acadêmicos de Niterói decidiu trancar os comentários nas publicações do Instagram após uma onda de críticas ao desfile que ocorreu no dia 15 de fevereiro. A escola de samba abriu os desfiles na Marquês de Sapucaí com um enredo que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a apresentação, a agremiação destacou a trajetória de Lula, que assistiu ao desfile no camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro e chegou a descer para a avenida. O ator e humorista Paulo Vieira interpretou o político, que foi homenageado com uma escultura durante o desfile.
Um internauta chegou a convocar um boicote contra a escola de samba, afirmando que alguns artistas transformaram o evento em um ilícito eleitoral. Além disso, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, esperada para desfilar, não participou e foi substituída pela cantora Fafá de Belém.
O samba-enredo trouxe referências ao PT, incluindo o grito de militância “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” e mencionou o número de urna do partido. A apresentação também fez uma crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, representado em uma alegoria como um palhaço preso, retratando sua situação com traje listrado e tornozeleira eletrônica.