A mobilização "Acorda Brasil Paraná – Caminhada pela Liberdade" alcançou nesta terça-feira (17) seu quarto dia de trajeto, passando pela cidade de Morretes. Iniciada no sábado (14) no litoral paranaense, a caminhada reúne diversas lideranças políticas e apoiadores, incluindo a pré-candidata ao Senado, Cristina Graeml, o deputado estadual Delegado Tito Barichello e a vereadora de Curitiba Delegada Tathiana Guzella.
O grupo deu início à caminhada às 8h, saindo da Banca do Samuca, localizada no km 19 da BR-277. Seguindo pela Rodovia do Café Gov. Ney Braga, a mobilização entrou na PR-408 em direção ao Coreto dos Imigrantes, no Centro Histórico de Morretes, onde está programada uma parada para almoço ao meio-dia. O movimento segue firme rumo à Serra.
Cristina Graeml destacou a importância da mobilização, mencionando a situação de milhares de presos políticos e exilados no Brasil, ressaltando que a caminhada é uma forma de lutar por essas pessoas que enfrentam dificuldades há mais de três anos.
A caminhada "Acorda Brasil Paraná" é uma continuidade da mobilização iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, que teve início em Minas Gerais, em janeiro, com o objetivo de pedir anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Após a passagem por Morretes, o grupo pretende seguir a pé pela BR-116 até a divisa com São Paulo, com o apoio de motociclistas.