Fla, River e Boca: exportadores de talentos para elite da Europa

Um estudo revela que o Barcelona é o maior exportador de talentos na Europa, enquanto o River Plate, Flamengo e Boca Juniors são os principais times da América do Sul a formar jogadores que atuam nas ligas de elite do continente.
Julián Alvarez, do River Plate, é um dos jogadores exportados para a elite da Eu
Julián Alvarez, do River Plate, é um dos jogadores exportados para a elite da Eu

Um estudo realizado pelo Observatório do Futebol do CIES concluiu que o Barcelona é quem mais revela talentos na Europa: formou 40 jogadores que atuam nas cinco principais ligas do continente. Da América do Sul, três equipes apareceram no ranking das bases mais bem-sucedidas: River Plate, Flamengo e Boca Juniors.

O CIES considera um clube formador quando o atleta permaneceu por pelo menos três temporadas na equipe entre os 15 e os 21 anos. As ligas analisadas foram a elite da Europa (Premier League, Bundesliga, Serie A, La Liga e Ligue 1), e o Barcelona venceu isolado, com 10 jogadores que seguem no clube. O Real Madrid foi o segundo, com 35 talentos revelados.

O PSG completa o pódio com 31 jogadores formados, e o Rennes é o quarto (29 jogadores), seguido pelo holandês Ajax, com 27 joias da base. Na Premier League, o Chelsea é o principal formador de talentos, com 25 jogadores. Manchester City, Manchester United e Arsenal ocupam as últimas colocações do top-10, com 22 joias da base na elite europeia, cada um.

O River Plate é o melhor colocado, com 12 atletas revelados, enquanto o rival Boca Juniors tem dois a menos. Único brasileiro na lista, o Flamengo exportou 11 jogadores, assim como o Génération Foot, do Senegal, representante africano no ranking.