A paralisação de ônibus em Curitiba foi causada por atraso no salário de motoristas, de acordo com os motoristas da empresa Viação Mercês. Os salários vêm sendo pagos de forma parcelada desde novembro, com parte dos valores ainda em aberto.
A empresa responsável pelos ônibus afetados afirmou que uma parte significativa dos salários já foi processada e que a regularização integral da folha está prevista para ocorrer ainda na manhã de hoje.
Ao todo, 16 linhas de ônibus de Curitiba foram afetadas pela paralisação, incluindo Passaúna, José Cupi, Butiatuvinha, Bairro Alto/Santa Felicidade, entre outras. Os motoristas de outros trajetos tiveram que fazer hora extra para suprir a falta, mas não receberão pagamento a mais pela compensação, e sim, banco de horas.
A paralisação causou transtornos para os passageiros, que tiveram que encontrar alternativas para se deslocar pela cidade. A situação está sendo monitorada e os ajustes necessários estão sendo feitos para regularizar a situação