O acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul será assinado no próximo dia 17 de janeiro, em Assunção, capital do Paraguai. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, viajará para a assinatura.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou que o acordo trará múltiplos benefícios e que o Paraguai vai tirar grande proveito deste acordo. O acordo é considerado o maior acordo de livre comércio do mundo, reunindo mais de 30 países e uma população superior a 700 milhões de consumidores.
Um dos principais interesses do Mercosul está relacionado ao acesso dos produtos agropecuários sul-americanos ao bloco europeu. Já a Europa espera ampliar a participação de sua indústria na América do Sul, inclusive, no setor de alimentos. O Brasil, sozinho, responde por quase 30% do contingente de consumidores.
A assinatura do acordo foi adiada devido a desavenças internas no bloco europeu, como a pressão de agricultores italianos por salvaguardas a seus produtos. No entanto, agora está confirmada para o dia 17 de janeiro