A torcida pelo Brasil na temporada de premiações deste ano pode estar prestes a passar por um período turbulento. Neste sábado, a revista norte-americana Variety removeu o nome de Wagner Moura da lista de atores favoritos a concorrer na categoria de Melhor Ator no Oscar 2026. A atitude, às vésperas do Globo de Ouro 2026, preocupou internautas que torcem pela vitória do ator brasileiro e do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, nas premiações estrangeiras.
A revista destaca: Jesse Plemons, em 5º lugar por Bugonia; Michael B. Jordan, em 4º lugar por Pecadores; Timothée Chalamet, em 3º lugar por Marty Supreme; Leonardo DiCaprio, em 2º lugar por Uma Batalha Após A Outra; e Ethan Hawke em 1º lugar por Blue Moon. Além de estar cotado a concorrer no Oscar deste ano, O Agente Secreto também concorre neste domingo ao Globo de Ouro 2026.
O filme disputa as categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. A lista de previsões reflete a “classificação atual, com base na repercussão e nos acontecimentos da premiação e não representa preferências pessoais por nenhum candidato específico”.
Wagner Moura ocupa o 6º lugar da lista de possíveis concorrentes à categoria, que tem apenas cinco vagas. Vale lembrar que, desde que Wagner Moura venceu Melhor Ator no Festival de Cannes, em maio de 2025, a revista especializada foi uma das primeiras a gerar expectativas pela presença do Brasil na premiação.