Brasil Impulsiona Vacinação em Escolas e Ultrapassa 1 Milhão de Doses Aplicadas no 1º Semestre

O Brasil deu um passo significativo na proteção da saúde de crianças e adolescentes ao aplicar mais de 1 milhão de doses de vacinas em escolas de 4.100 municípios no primeiro semestre de 2025. Este balanço inédito, divulgado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, integra as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa que visa facilitar o acesso à vacinação para estudantes de até 15 anos diretamente no ambiente escolar.

Essa mobilização nacional demonstra o compromisso do país em reverter a queda nas taxas de vacinação observada nos últimos anos. Os dados revelam um aumento expressivo na aplicação de doses ao longo do semestre, com um pico de 583,7 mil doses em maio, representando um salto de 25 vezes em relação a março.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, “Estamos mostrando que já começamos a recuperar esse grande esforço de salvar vidas no Brasil, por meio do nosso PNI (Programa Nacional de Imunizações). Ultrapassamos 1 milhão de crianças vacinadas nas escolas”. O ministro ainda ressaltou que, das 16 vacinas do calendário nacional, houve aumento na cobertura de 15 delas.

O sucesso da iniciativa nas escolas se reflete também no aumento da cobertura vacinal em todo o país. Em 2025, o Brasil registrou um aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário nacional, revertendo o cenário de queda desde 2016. Esse progresso foi possível graças à retomada do PNI, às grandes mobilizações nacionais e à garantia do abastecimento de imunizantes em todo o país.

A chefe de Saúde e Nutrição da Unicef no Brasil, Luciana Phebo, parabenizou o Ministério da Saúde pelos avanços na imunização, afirmando que “o Brasil é uma referência mundial”. A especialista destacou a importância de envolver a educação junto com a saúde para alcançar as metas de cobertura vacinal.

Além disso, o Brasil tem ampliado a vacinação contra o HPV em adolescentes de 9 a 14 anos, com aumento na cobertura tanto em meninas quanto em meninos. “Vocês estão aqui, vivos, sem paralisia infantil e muitos sem nunca terem tido sarampo porque, um dia, seu pai ou sua mãe levou você para vacinar”, lembrou Padilha, reforçando o papel crucial dos pais na vacinação dos filhos.

O Programa Saúde na Escola (PSE), que oferece um conjunto de ações de saúde e educação, teve uma adesão histórica no ciclo 2023/2024, alcançando 5.544 municípios, o que representa 99% do total no Brasil. A iniciativa tem foco no atendimento de quase 110 mil instituições de ensino, sendo 80% delas públicas.

Para fortalecer as ações, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões para Estados e municípios, com foco na ampliação da cobertura vacinal, redução de doenças imunopreveníveis, além de ações de combate à desinformação e conscientização. A vacinação é fundamental para proteção à saúde das crianças e adolescentes.

Fonte: http://www.poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *