O Reservatório Miringuava iniciou um novo ciclo no abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana com o começo da primeira etapa de enchimento da barragem. A água já represada passou a ser utilizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava, reforçando o fornecimento à população.
A estrutura integra o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) e amplia em 25% a capacidade total de reservação de água do sistema. Com a entrada em operação do Reservatório Miringuava, a ETA Miringuava dobra sua capacidade de tratamento, passando de 1.000 para 2.000 litros por segundo.
O reforço beneficia diretamente cerca de 650 mil pessoas e fortalece o abastecimento de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Curitiba. A água armazenada no reservatório contribui para o abastecimento de bairros e cidades estratégicas da região.
O Reservatório Miringuava se destaca pelas grandes proporções, com 24 metros de altura e mais de 300 metros de extensão, e tem capacidade para armazenar 38,2 bilhões de litros de água. A área alagada é de 4,3 milhões de m², comparável a 602 campos de futebol.