Desaparecimento de jovem no Pico Paraná motiva projetos sobre segurança em trilhas

Dois projetos de lei visam reforçar a segurança de trilheiros e montanhistas no Paraná

Reforçar a segurança de trilheiros e montanhistas é o objetivo de dois projetos de lei apresentados por deputados estaduais. Com tramitação prevista para iniciar em fevereiro, os textos idealizam a criação de pontos de encontro nos percursos, sinalização, classificação da dificuldade dos trechos, sistemas de informações para os praticantes e campanhas educativas.

Os projetos são sensíveis aos recentes casos de trilheiros que se perderam nas rotas paranaenses, como o caso de um jovem de 20 anos que desapareceu no Parque Estadual Pico Paraná.

A criação do Sistema Estadual de Informação e Orientação ao Usuário de Trilhas e Montanhas é um dos objetivos de um projeto de lei. A estrutura proposta informaria, por meio de plataformas digitais, sobre a dificuldade das trilhas, o tempo médio dos percursos, pontos de risco, condições climáticas e contatos de emergência.

Outro objetivo é a criação da Semana Estadual de Conscientização e Segurança em Atividades de Aventura e Ecoturismo, período dedicado à divulgação de normas de segurança, fomento da solidariedade entre os praticantes e à realização de campanhas educativas.