A campanha Janeiro Branco deste ano, “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, é dedicada à conscientização sobre a saúde mental e o bem-estar emocional e um convite à reflexão sobre pressões cotidianas e exaustão, colocando o foco no cuidado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferece uma linha de cuidados por meio da Rede de Atenção Psicossocial, com serviços integrados de saúde, tratamento, internamento e formação continuada para os profissionais da saúde.
Prevenir e buscar tratamento são as orientações fundamentais quando se trata de saúde mental. A proposta da campanha é promover uma busca por equilíbrio, como afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. As emoções silenciadas na mente humana se manifestam de forma física, como palpitações, insônia, tensão muscular.
A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) conta com 163 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em diversas modalidades, que são o eixo do atendimento especializado. Também há sete unidades do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIMPR) e ambulatórios em todas as regiões de saúde do Estado.