Um passaporte antigo em nome de Eliza Samudio foi encontrado em um apartamento compartilhado em Portugal e entregue ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. O documento contém um registro de entrada em Portugal datado de 2007, três anos antes do desaparecimento dela. Eliza foi namorada do ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, que foi condenado à prisão por ter mandado matá-la.
O passaporte foi localizado no fim de 2025 em um imóvel alugado e dividido por moradores. O documento estava guardado em uma estante, entre livros. O passaporte está em bom estado de conservação, com todas as páginas intactas.
O passaporte apresenta um carimbo de entrada em Portugal em 5 de maio de 2007, sem registro de saída do país. No entanto, esse dado é anterior ao desaparecimento de Eliza Samudio, ocorrido em 2010, e, isoladamente, não indica que ela tenha estado em território português após o crime que resultou na condenação dos envolvidos.
Eliza Samudio desapareceu em junho de 2010, em um caso que teve ampla repercussão nacional. O filho do casal foi localizado em Belo Horizonte, mas os restos mortais de Eliza nunca foram encontrados. Em 2013, Bruno Fernandes foi condenado a 20 anos de prisão por crimes relacionados ao caso.