Reutilizar óleo de cozinha na confecção de sabão ecológico e fazer a interligação correta do imóvel à rede coletora de esgoto foram algumas das habilidades adquiridas por mais de 60 mil paranaenses em 2025. O Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar promoveu 307 ações em 54 municípios do Estado no ano passado, com investimento de R$ 4,3 milhões.
As ações buscam sensibilizar a comunidade sobre o contexto do saneamento, dentro de seus quatro eixos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem de águas pluviais. Foram realizadas reuniões comunitárias, diagnósticos de bacia hidrográfica, oficinas de sabão, de artes, de horta doméstica, cisterna e reúso da água, cursos de facilitadores em saneamento e cursos para encanadores.
Além dos cursos e reuniões, há um trabalho de porta em porta, com abordagens domiciliares de orientação, entrega de comunicados sobre as obras e o meio ambiente. O Programa contabilizou mais de 52 mil visitas domiciliares em 2025. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar explica que os esforços da Companhia são para orientar a população sobre questões ambientais e a importância do saneamento.
O Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar atende à Portaria n° 464/2018, que prevê a contrapartida de 1% a 3% do valor do investimento de obras financiadas via FGTS. O público-alvo das atividades é diverso, incluindo estudantes, professores, agentes comunitários de endemias e de saúde, lideranças comunitárias e membros da comunidade.