A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná recebeu 27.600 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório. O imunizante é destinado às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação. As doses serão distribuídas às 22 Regionais de Saúde do estado.
A vacinação no Estado teve início em 5 de dezembro e já foram aplicadas 17.302 doses. A vacina é aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR.
O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná faz o alerta para que as mulheres realizem outras imunizações importantes durante o período de gestação.
As gestantes precisam se proteger também contra doenças imunopreveníveis, como a hepatite B, influenza, Covid-19, difteria, tétano e coqueluche, assim como o VSR. O Paraná tem mais de 1.850 salas de vacinas distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos 399 municípios.