Brecha no regulamento pode dar vantagem a duas equipes na F1

Mercedes e Red Bull podem se aproveitar de uma brecha no regulamento da Fórmula 1
Foto: Reprodução Redes SociaisRed Bull estaria tentando implementar mesma inovaç
Foto: Reprodução Redes SociaisRed Bull estaria tentando implementar mesma inovaç

O ano de 2026 mal começou e as dúvidas já pairam no ar: estariam Mercedes e Red Bull se aproveitando do novo regulamento da Fórmula 1? A categoria passa por uma grande mudança na criação dos carros neste ano e, sim, já temos equipes tentando tirar vantagem das brechas desse novo conjunto de regras.

A Mercedes começou a construir seu novo carro explorando uma área cinzenta do regulamento de 2026. A unidade de potência da equipe alemã conseguiria expandir a taxa de compressão até 18:1 em altas temperaturas, retornando aos 16:1 obrigatórios por regra quando está em temperatura ambiente.

A FIA, porém, optou por não impor nenhuma sanção às duas equipes em relação à questão. O motivo, muito provavelmente, é a proximidade dos testes de pré-temporada, já que sairia muito caro para as equipes alterar todo o projeto neste momento.

A medida para evitar que essa vantagem seja explorada por muito tempo será a auditoria já prevista pela Federação. A cada seis Grandes Prêmios da temporada, a FIA irá verificar o desempenho dos motores e, caso haja uma diferença de até 2% de potência em relação ao melhor motor, poderão ser concedidos desenvolvimentos extras às outras equipes.