Quadrilha que Lesava Idosos do INSS é Alvo de Operação no Rio de Janeiro

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou, nesta quarta-feira (25), uma organização criminosa especializada em aplicar golpes financeiros contra idosos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação mirou os líderes e a estrutura financeira do grupo, visando interromper as atividades ilegais.

Agentes da 26ª Delegacia de Polícia (Todos os Santos) cumpriram mandados de busca e apreensão em diversos bairros, incluindo Campo Grande, Bangu, Realengo e Irajá. Além das prisões, a polícia também realizou o sequestro de bens dos integrantes da quadrilha, buscando recuperar os valores desviados das vítimas.

As investigações revelaram um esquema engenhoso. Os criminosos se aproximavam dos idosos oferecendo cestas básicas como pretexto de auxílio social. “No momento da entrega, os autores tiravam *selfies* com os idosos e, de posse de seus dados pessoais e imagens, abriam contas bancárias virtuais”, detalha a Polícia Civil.

Com os dados dos idosos em mãos, a quadrilha contratava empréstimos consignados em nome das vítimas, comprometendo seus benefícios previdenciários. A polícia identificou mais de 100 vítimas que caíram no golpe, todas lesadas da mesma forma. Os valores obtidos eram então pulverizados em diversas contas e transferidos para o líder da organização.

O líder, que se apresentava como *day trader* nas redes sociais, utilizava duas lojas comerciais para lavar o dinheiro proveniente dos golpes. A operação policial teve como objetivo, além de prender os responsáveis, enfraquecer a estrutura financeira da quadrilha, apreendendo bens adquiridos com recursos ilícitos.

Em nota, o INSS informou que não comenta operações policiais em andamento para não prejudicar as investigações. O instituto ressaltou, no entanto, que “trabalha permanentemente em conjunto com a Força-Tarefa Previdenciária” para identificar e combater fraudes previdenciárias.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *