Forças de segurança mobilizam centenas de profissionais para buscas no Pico Paraná

A integração entre o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Polícia Militar do Paraná e Polícia Civil do Paraná foi fundamental nas buscas pelo jovem de 20 anos de idade que se perdeu na mata na região do Pico Paraná
Buscas no Pico Paraná — Foto: Foto: Sesa
Buscas no Pico Paraná — Foto: Foto: Sesa

A integração entre o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Polícia Militar do Paraná e Polícia Civil do Paraná foi fundamental nas buscas pelo jovem de 20 anos de idade que se perdeu na mata na região do Pico Paraná. O preparo do forte efetivo mobilizado, com cerca de 100 profissionais, garantiu a cobertura de uma vasta extensão em área de densa floresta e terreno íngreme na montanha mais alta do Sul do Brasil.

A operação de busca envolveu cerca de 300 voluntários, incluindo especialistas em alpinismo e montanhismo do Corpo de Socorro em Montanha e do Instituto de Água e Terra. O secretário da Segurança Pública destaca que todos os esforços empregados se devem à alta complexidade do terreno de trilha e do avanço do tempo.

O jovem ficou por cinco dias à mercê das intempéries e percorreu cerca de 20 quilômetros até encontrar abrigo em uma fazenda em Antonina, no Litoral. A operação também contou com a colaboração de diversos voluntários, incluindo especialistas em alpinismo e montanhismo.

A unidade especializada utilizou duas aeronaves, uma partindo de Curitiba e outra do Litoral, para o transporte de tropas e materiais desde o primeiro dia, quando as equipes ainda estruturavam a logística de busca.