[
Nos últimos meses o que não falta no mercado político são pesquisas eleitorais para apontar os nomes mais fortes para as 30 vagas que o Paraná tem na Câmara Federal e que serão decididas na eleição de quatro de outubro de 2026, um nome vem despontando para a corrida eleitoral, Neto da Multiloja (PRD).
Uma pesquisa do Instituto Agili, realizada por um partido político e muito consumida nas internas, em 48 cidades e 13.760 entrevistas presenciais, representando um universo estimado de quase três milhões de votos válidos, praticamente metade do eleitorado do Paraná, a surpresa é o nome de Neto da Multiloja, principalmente nas cidades onde a marca é conhecida.
A força regional da marca, aliada à identificação do eleitor com sua trajetória pessoal, contribuiu para que Neto da Multiloja aparecesse de forma competitiva nos cenários testados.
A pesquisa também captou um movimento importante no comportamento do eleitorado: o desejo crescente por renovação e oxigenação política.
Segundo Júlio Sanches, a população demonstra preferência por nomes que representem práticas modernas, responsabilidade social e visão empreendedora.
“O perfil do Neto é exatamente o perfil que o eleitor do Paraná tem buscado: empreendedor, gerador de empregos, pagador de impostos, alguém que vem de fora da política e que entende de gestão. Isso pesa muito na avaliação do eleitor. Os números mostram que ele tem potencial real para assumir uma cadeira na Câmara Federal.”
O presidente do Instituto Agili também destacou que o fato de Neto ter assumido recentemente a presidência estadual do PRD Paraná reforça o desempenho.
“A entrada do Neto na vida pública, somada à sua nova função à frente do PRD estadual, dá a ele relevância política e projeção. É um nome novo, com capacidade de diálogo e forte presença regional.”
Júlio Sanches explicou que o estudo utilizou como base os 15 nomes mais votados nas eleições de 2022 em cada uma das cidades analisadas, além de incluir novos pré-candidatos já colocados para a disputa de 2026. Segundo ele, isso garante maior fidelidade ao comportamento real do eleitorado e proporciona um painel confiável sobre a tendência atual.
Além das projeções para o cargo de deputado federal, o Instituto Agili também mapeou cenários para deputado estadual em diversas regiões, oferecendo um panorama atualizado da corrida eleitoral no Paraná.
Leia outras matérias do Blog do Tupan e do parceiro Jornal Paraná
Os melhores jogos sci-fi de RTS que valem a pena
BR 277 terá trecho triplicado entre Curitiba e São José dos Pinhais
Mída nacional especula apoio a Guto Silva
Quem herdará o União Brasil caso Sergio Moro busque outra alternativa para 2026?
Símbolo para Rafael Greca perde o do bom e do melhor
Adriano José dispara para 2026
Operação para isolar Sergio Moro
Alep discute gás canalizado e outros assuntos na última semana antes de recesso
Fonte:Blog do Tupan
