Caminhoneiros brasileiros denunciam situação precária na Argentina

Caminhoneiros brasileiros denunciam precariedade da estrutura e falta de segurança na Argentina
Caminhoneiros brasileiros denunciam situação precária na Argentina — Foto: H2FOZ
Caminhoneiros brasileiros denunciam situação precária na Argentina — Foto: H2FOZ

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Foz do Iguaçu e Região Oeste difundiu vídeo sobre as dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros brasileiros na Argentina. O material aborda a precariedade da estrutura disponibilizada aos motoristas no estacionamento de caminhões em Puerto Iguazú, bem como a falta de segurança. As imagens mostram banheiros completamente insalubres, com acúmulo de lixo e falta de água corrente.

Os profissionais também reclamam da falta de respostas por parte das autoridades argentinas. Alguns dos motoristas entrevistados no vídeo relatam que basta o caminhoneiro afastar-se do veículo para que bandidos arrombem compartimentos como o que abriga os utensílios de cozinha. Os motoristas acabam recorrendo ao “mato” para aliviar as funções fisiológicas devido à falta de banheiros adequados.

Os relatos e imagens gravadas pelos próprios caminhoneiros serão entregues ao Ministério Público da Argentina para as devidas providências. O sindicato acionará, ademais, outras instâncias do país, como o Ministério dos Transportes. Caminhoneiros que cruzam a fronteira enfrentam dificuldades, também, no Paraguai e no lado brasileiro, onde há queixas em relação aos banheiros.

A situação precária na Argentina é um problema que atormenta os trabalhadores, com frequentes roubos e furtos. Os motoristas informam ter sido vítimas de novos saques em seus caminhões ao sair para denunciar um furto sofrido.