Maduro se apresenta à Justiça em Nova York

O ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro comparecerá ao tribunal federal de Nova York para responder por acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas
maduro-preso2-1

O ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro comparecerá ao tribunal federal de Nova York para responder por acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. Ele é réu em processos criminais conduzidos pelo Departamento de Justiça, que envolvem supostas atividades ilícitas coordenadas entre membros do governo venezuelano e organizações de tráfico de entorpecentes. A acusação prevê pena mínima de 20 anos de prisão, podendo chegar à prisão perpétua.

A audiência faz parte de um conjunto de investigações que incluem denúncias de envio de grandes quantidades de drogas aos Estados Unidos com o apoio de estruturas estatais venezuelanas. Além de Maduro, o grande júri também indiciou outros aliados do regime, apontados como integrantes ou facilitadores da suposta organização criminosa.

O caso coloca em foco as relações diplomáticas entre Venezuela e Estados Unidos, agravadas desde que a Casa Branca reconheceu oficialmente a deposição de Maduro. O processo judicial reforça a política de combate ao tráfico internacional de drogas e à corrupção no continente sul-americano.

As ações legais contra Nicolás Maduro e outros ex-membros do governo venezuelano seguem em andamento nos tribunais americanos, alinhadas às diretrizes de cooperação internacional para o enfrentamento de crimes transnacionais