O Aeroporto Internacional Afonso Pena é palco de uma intensa movimentação de chegadas e partidas de estudantes do Programa Ganhando o Mundo. Neste domingo, 149 alunos começaram a embarcar para a Irlanda, em quatro horários diferentes, com voos também nesta segunda e na terça-feira.
No dia 14 de janeiro, outros 46 estudantes seguem viagem em dois voos distintos, enquanto no dia 17 embarcam 26 com destino ao Reino Unido. Para o Canadá e a Nova Zelândia, estão previstos, respectivamente, os embarques de 400 e 100 estudantes entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
A partida desses estudantes marca o início da maior edição da história do Ganhando o Mundo. Ao longo de 2026, 2 mil alunos do ensino médio da rede estadual vão estudar no Exterior, distribuídos entre cinco países de língua inglesa.
O secretário estadual da Educação destaca que o intercâmbio representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de sair do Brasil e vivenciar uma experiência educacional internacional. O programa permite que estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual cursem um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pela Secretaria de Estado da Educação.