Nicolás Maduro, um dos nomes da extrema esquerda na América Latina, foi capturado pelos Estados Unidos e será julgado por narcoterrorismo. Ele era conhecido durante seu tempo como chanceler de Hugo Chávez como uma pessoa fácil de lidar. No poder há 12 anos, Maduro cumpria seu terceiro mandato antes de ser capturado.
Maduro nasceu em Caracas, capital venezuelana, no dia 23 de dezembro de 1962, e veio de uma família da classe trabalhadora. Ele ingressou no mercado de trabalho como motorista de ônibus no sistema do Metrô de Caracas logo após terminar o ensino médio. Maduro começou sua escalada ao poder com a fundação de um novo sindicato para representar os trabalhadores do Metrô de Caracas.
Sob liderança de Hugo Chávez, Maduro tornou-se militante do Movimento Bolivariano Revolucionário 200 (MBR-200). Em 1992, após a tentativa de golpe fracassada e a prisão de Chávez, Maduro ganhou fama pelo ativismo em favor da libertação do líder revolucionário. Ele foi eleito deputado em 2000 e presidente da Casa em 2006.
Maduro foi nomeado por Chávez ministro das Relações Exteriores, cargo que ficou até 2012. Em 2013, ele chegou à Presidência, após a morte de Hugo Chávez devido a um câncer. Seu governo foi marcado por polêmicas, crises econômicas, instabilidade política e isolamento internacional.