A passagem de ano que marca o fim da metade inicial da temporada europeia também encerrou o primeiro turno da competição. A briga de título dentro das expectativas, as surpresas e decepções são o que difere atual edição das anteriores. A liga em que recebe cada vez mais equipes crescem em investimento, tornou-se quase normal que alguns do 'Big-six' percam as posições de cima da tabela.
A briga pela liderança está principalmente entre Arsenal e Manchester City. Os Gunners ostentam de quatro pontos de diferença para o adversário, muito pela regularidade durante grande parte das primeiras 19 rodadas. A equipe comandada por Pep Guardiola até teve um início da campanha irregular, mas vem de uma ótima crescente nos últimos jogos.
Atrás das duas potências, está uma grata surpresa e que ganhou status de sensação da Premier League. O Aston Villa é o terceiro colocado com 39 pontos — seis a menos que o líder. O Sunderland também faz trajetória de destaque no campeonato, com a briga por uma vaga na Champions League de um clube que recém subiu de divisão já impressiona por si só.
Depois de uma Premier League em que ficou próximo do rebaixamento, o Tottenham segue decepcionando seus torcedores na competição. O Liverpool faz campanha abaixo do esperado, com a quarta colocação que ocupa atualmente, mas pelas expectativas criados em cima dos Reds, que investiu pesado para contratar nome de peso, mas o posto de um dos favoritos ao título não saiu do papel — até o momento.