Ricardo Adé Kat nasceu em 21 de maio de 1990, em Saint-Marc, no Haiti, e sua trajetória no futebol está longe do roteiro tradicional das grandes promessas. Em um país com estrutura esportiva limitada, o defensor deu os primeiros passos em clubes locais, como Baltimore SC e Don Bosco.
A primeira grande tentativa de mudar de patamar terminou de forma frustrante. Ainda no início da carreira, o zagueiro aceitou uma oportunidade para atuar na Tailândia, mas acabou vítima de um golpe aplicado por um agente.
A profissionalização efetiva só aconteceu anos depois. Já aos 26 anos, Ricardo Adé assinou seu primeiro contrato com o Santiago Morning, da segunda divisão do Chile. Na LDU, Ricardo Adé deixou se tornou referência defensiva, participou diretamente de campanhas vitoriosas, incluindo a conquista da Copa Sul-Americana de 2023.
À medida que o sonho do Haiti em disputar uma Copa do Mundo se aproxima de se tornar realidade, Ricardo Adé surge como um nome “certeiro” dentro do grupo. Pela primeira vez na Copa do Mundo, o Haiti deve ter em campo um zagueiro que carrega mais do que um número nas costas