A imprensa repercutiu denúncias apresentadas por turistas que visitam Ciudad del Este, a respeito de cobranças abusivas para estacionar veículos na área central da cidade. Indivíduos que atuam como “flanelinhas” estão pedindo até G$ 100 mil, cerca de US$ 15, por uma hora de estacionamento.
De acordo com os relatos, a situação acontece em pontos como a quadra entre as avenidas Adrián Jara e Carlos Antonio López. O entorno abriga alguns dos pontos comerciais mais conhecidos de Ciudad del Este, como a loja Monalisa e a galeria Jebai.
Os “flanelinhas” atuam como proprietários das vagas, impedindo que motoristas que não concordam com o pagamento permaneçam no local. Comerciantes das áreas afetadas estão pedindo providências às autoridades municipais de Ciudad del Este, pois tais práticas inibem a presença de turistas e geram imagem negativa para a segunda maior cidade do Paraguai.
Para quem prefere ir de carro, as opções incluem estacionamentos particulares ou os localizados nos novos shoppings de Ciudad del Este. Em alguns, o motorista está isento do pagamento, desde que gaste um valor preestabelecido nas lojas do local.