Uma previsão realizada pelo economista alemão Joachim Klement voltou a ganhar destaque antes dos confrontos da segunda fase da Copa do Mundo. Klement, que se tornou conhecido por prever corretamente os campeões das edições de 2014, 2018 e 2022, apontou que o Brasil será eliminado pelo Japão na primeira fase do mata-mata, mesmo antes do início do torneio.
A projeção se tornou ainda mais relevante após a definição dos grupos, onde a Holanda terminou na liderança do Grupo F e o Japão garantiu a segunda colocação, ficando assim com a vaga para enfrentar o Brasil, que liderou o Grupo C. Essa previsão agora enfrenta seu primeiro grande teste, com o duelo entre Brasil e Japão oficialmente marcado.
O modelo desenvolvido por Klement utiliza uma combinação de indicadores econômicos, sociais e esportivos para avaliar o desempenho das seleções. O economista ganhou notoriedade ao acertar os títulos da Alemanha, França e Argentina nas últimas três edições da Copa do Mundo, o que conferiu credibilidade às suas projeções.
Caso os japoneses consigam eliminar os brasileiros, o modelo de Klement manterá sua sequência de acertos e continuará na disputa, que também prevê uma final inédita entre Holanda e Portugal. Essa possível eliminação do Brasil, no entanto, contrasta com o histórico de favoritismo que a seleção brasileira possui.
O Brasil, buscando confirmar sua vaga nas oitavas de final, ainda é considerado o favorito para o confronto contra o Japão, e procura manter vivo o sonho do hexacampeonato na Copa do Mundo.