Lula inicia tratamento com radioterapia preventiva após cirurgia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nesta manhã, a segunda sessão de radioterapia preventiva no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após a remoção de um câncer de pele. O tratamento, que conta com 15 sessões, não apresenta efeitos colaterais significativos.
Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou, nesta manhã de 26 de maio de 2026, pela segunda sessão de ‘radioterapia preventiva’ no couro cabeludo. O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, localizado em Brasília, e faz parte de um tratamento que totalizará 15 sessões. A primeira sessão ocorreu no dia anterior, 25 de maio.

Esse tratamento foi recomendado após a remoção de um carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele, que Lula teve diagnosticado em abril. De acordo com a equipe médica, a radioterapia é considerada um “tratamento complementar” e cada sessão dura cerca de 10 minutos, sem causar efeitos colaterais relevantes. Isso permite que o presidente mantenha sua agenda de trabalho normalmente durante o tratamento.

Lula deixou o hospital por volta das 7h08 e se dirigiu à Base Aérea de Brasília, de onde embarcou para compromissos na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.

A equipe médica ressaltou que a lesão é localizada e não apresenta sinais de que o câncer tenha se espalhado para outras partes do corpo. A dermatologista Cristina Abdala, que realizou a cirurgia, havia informado que a lesão já estava sendo monitorada há algum tempo, e que a decisão de removê-la foi tomada para evitar complicações futuras.

“É uma lesão localizada, não espalha para nenhum lugar. O máximo que pode acontecer é ficarem aparecendo pequenas feridas. Ele já estava acompanhando há algum tempo. Resolveu tirar. Isso não implica mau prognóstico. É acompanhamento”, declarou Abdala na ocasião da cirurgia.