Na manhã desta segunda-feira (25), moradores do Centro de Curitiba se depararam com uma mulher deitada no Passeio Público, enrolada em cobertores. A situação gerou preocupação entre os transeuntes, que chegaram a acreditar que se tratava de um corpo sem vida e decidiram acionar a Fundação de Ação Social (FAS).
A FAS, em nota, esclareceu que a mulher estava viva e foi encaminhada para a Casa de Passagem para Mulheres, onde recebeu atendimento, incluindo roupas limpas, banho e alimentação. A equipe da fundação relatou que a mulher inicialmente negou a abordagem, mas, após algumas tentativas, aceitou o acolhimento.
A primeira abordagem social ocorreu às 10h37, com um protocolo registrado às 9h53. A FAS informou que foi somente na terceira tentativa que a mulher concordou em ser assistida. Após a aceitação do atendimento, ela foi levada para a Casa de Passagem para Mulheres, onde recebeu os cuidados necessários.
Durante o atendimento, a equipe da FAS descobriu que a mulher estava desaparecida desde o dia 16 de março, após ter fugido de uma instituição de longa permanência em Curitiba, que não faz parte da rede municipal de acolhimento. A FAS contatou a instituição para informar sobre a situação da mulher, e a responsável pela unidade compareceu ao local para realizar o retorno da acolhida.
A Fundação de Ação Social destacou que o encaminhamento para os serviços socioassistenciais ocorre apenas com o consentimento da pessoa abordada, ressaltando a importância do respeito à vontade do indivíduo em situação de vulnerabilidade.