Exposição na Alep revela a influência de Poty Lazzarotto na identidade visual do parlamento paranaense

Uma exposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ilumina a contribuição fundamental do artista Poty Lazzarotto (1924–1998) na concepção do seu espaço político. Intitulada “Poty retrata o Paraná”, a mostra, em cartaz até o fim de março no Salão Nobre, apresenta estudos originais que revelam o processo criativo por trás de obras icônicas do Prédio do Plenário, inaugurado há cerca de 50 anos.

Entre os 25 trabalhos expostos, destacam-se os rascunhos em papel de calendário que detalham a criação de painéis como “Sol, pinhão e três planaltos” e “Símbolos do Paraná”, ambos localizados no térreo. A mostra também exibe os esboços dos entalhes em madeira “Ceifador”, originalmente planejados para a Tribuna de Honra e hoje situados na entrada do Plenário, além dos primeiros traçados do mural “Assembleia”, que adorna o Plenarinho.

Os projetos, datados de 1974 a 1976, oferecem um olhar privilegiado sobre o período de concepção e inauguração do Prédio do Plenário, que abriga espaços cruciais como o Salão Nobre e o Plenário. Essa edificação é a segunda erguida na atual sede da Alep, sucedendo o Palácio 19 de Dezembro (Prédio Administrativo), inaugurado em 1963, e antecedendo o Edifício Presidente Tancredo Neves, de 1986.

De acordo com o historiador Ricardo Freire, do Núcleo Curatorial do MON, os estudos revelam alterações significativas entre os esboços iniciais e a obra final, especialmente no painel “Assembleia”. “O Poty teve certa liberdade para influenciar a disposição do ambiente. Ele ajudou, de certa forma, a pensar e a idealizar os espaços da Assembleia”, pontua Freire.

Freire também observa que os rascunhos revelam o processo de representação dos ícones da identidade paranaense, como os três planaltos, o ceifador, o sol, a gralha azul e o pinhão. Em relação ao mural “Símbolos do Paraná”, os rascunhos mostram que Poty manteve a figura do semeador, mas incluiu uma crítica ambiental sutil ao retratar um lenhador derrubando uma araucária.

A exposição coincide com o processo de restauração de três obras de Poty pertencentes ao acervo da Alep: os painéis “Sol, pinhão e três Planaltos” e “Assembleia”, além da porta em madeira do Salão Nobre. O presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), ressaltou a importância da mostra para a cultura e história do Paraná, afirmando que a Assembleia abre suas portas “de forma definitiva para a cultura e para a história”.

A mostra “Poty retrata o Paraná” apresenta uma linha cronológica da formação do estado, com representações de indígenas, tropeiros, imigrantes europeus e suas atividades, utilizando diversas técnicas e suportes. A exposição é fruto de uma parceria entre a Alep e a Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer (AAMON), visando promover ações culturais e ampliar o acesso à arte paranaense.

**”Poty retrata o Paraná”**

Local: Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)

Período: Até o fim de março de 2026

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Entrada: Gratuita

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

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