A Assembleia Legislativa do Paraná atua como o órgão que representa o Poder Legislativo em nível estadual. Composta por deputados estaduais escolhidos pela população, sua principal função é a criação, discussão e aprovação de leis, além de monitorar as ações do governador, assegurando a correta aplicação do dinheiro público. As competências dos parlamentares estão delineadas nas constituições Federal e Estadual.
As sessões plenárias, que são as reuniões oficiais dos deputados, ocorrem nas segundas, terças e quartas-feiras e são abertas ao público. Essas sessões são transmitidas ao vivo pela TV Assembleia, disponível no canal 10.2, e também pela internet, através do site e das redes sociais da Assembleia Legislativa. Durante esses encontros, os parlamentares discutem e votam projetos de lei e outros assuntos relevantes para a sociedade.
O trabalho legislativo é organizado em sessões legislativas, que ocorrem dentro de cada legislatura, a qual tem duração de quatro anos. Cada legislatura é dividida em quatro sessões legislativas, correspondendo a um ano de atividades parlamentares. A convocação extraordinária da Assembleia pode ser realizada em situações específicas, conforme necessidade.
A Mesa Diretora representa o órgão máximo da Assembleia, responsável por dirigir tanto os serviços administrativos quanto as funções legislativas da Casa. Composta por um presidente, um 1º secretário e um 2º secretário, a Mesa Diretora exerce suas atividades por um período de dois anos. Além disso, existem vice-presidentes que podem substituir o presidente e secretários adicionais que podem assumir as funções dos secretários principais.
O presidente da Assembleia Legislativa é considerado o porta-voz do Poder Legislativo Estadual, incumbido de liderar os trabalhos e organizar a pauta de votações. O 1º secretário, por sua vez, é responsável pela administração interna da Assembleia, cuidando da organização dos trabalhos e da supervisão das despesas, entre outras atribuições.
Além das sessões, a Assembleia também realiza audiências públicas, que são encontros abertos à população para discutir temas de interesse comum. Nesses eventos, os deputados convidam especialistas e representantes de grupos relacionados aos assuntos em pauta, com o objetivo de coletar diferentes opiniões antes de avançar em propostas de lei.