Itaipu investiu R$ 65 milhões para a compra do imóvel do Jardim Universitário utilizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana em Foz do Iguaçu. A transação se deu após a desapropriação do imóvel, pertencente a uma instituição particular e alugado pela universidade pública há mais de uma década.
A desapropriação consta do Decreto n.º 12.706/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Conforme o acordo, o campus passa a integrar o patrimônio da universidade em Foz do Iguaçu.
A universidade contará, oficialmente, com dois campi: o Jardim Universitário, na Avenida Tarquinio Joslin dos Santos, e o Integração, na Avenida Tancredo Neves. A terceira e principal sede ainda está em construção, no antigo canteiro de obras de Itaipu, no Norte de Foz do Iguaçu.
A estrutura está composta pelo edifício central, restaurante universitário e ginásio, que somam 19,3 mil metros quadrados de área construída. No local funcionam 27 salas de aula, 46 laboratórios de ensino, 25 laboratórios de pesquisa e sete laboratórios para práticas, bem como biblioteca, auditório, ginásio de esportes e outras instalações, totalizando 230 espaços em uso.