Museu da Imprensa ativa pesquisas sobre história de Foz

O Museu da Imprensa completa seu primeiro mês de lançamento consolidando-se como fonte ativa de pesquisas e descobertas sobre a história de Foz do Iguaçu
Museu da Imprensa — Foto: H2FOZ
Museu da Imprensa — Foto: H2FOZ

O Museu da Imprensa completa seu primeiro mês de lançamento consolidando-se como fonte ativa de pesquisas e descobertas sobre a história de Foz do Iguaçu. O acervo reúne cerca de 20 mil páginas digitalizadas de jornais, revistas e outras publicações, cobrindo o período de 1953 a 2019, com acesso gratuito e online.

O material permite uma leitura aprofundada do desenvolvimento do município ao longo de seis décadas, revelando transformações sociais, econômicas e culturais em diferentes momentos históricos. O acervo percorre desde o contexto anterior às grandes obras estruturantes, como a Ponte da Amizade e a BR-277, até o cotidiano dos moradores, o turismo e o comércio entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A tecnologia empregada no Museu da Imprensa permite acesso rápido e intuitivo por meio de buscadores da internet, redes sociais ou diretamente no portal. As pesquisas podem ser feitas por termos, datas, capas, fotografias ou leituras sugeridas, com possibilidade de download em PDF, mantendo o formato original e a fidelidade das fontes.

O Museu da Imprensa é uma ferramenta indispensável para pesquisas atuais e futuras sobre a alimentação e a história cultural do município, segundo a professora e pesquisadora Paola Stefanutti, que utilizou o acervo no projeto de extensão Cozinhas de Foz do Iguaçu