Assunção e região metropolitana não possuem transporte público de alta capacidade além dos ônibus. A situação poderá mudar com a criação do sistema de trem de Cercanías, anunciado em projeto avançado com apresentação oficial marcada para a próxima semana e participação do presidente Santiago Peña.
A primeira fase do trem interligará Assunção a Luque, com trajeto de 18 quilômetros. Posteriormente, haverá extensão de mais 26 quilômetros, chegando à cidade de Ypacaraí. O sistema prevê 40 mil usuários diários, visando diminuir o tráfego rodoviário na capital.
O governo paraguaio firmou acordo de cooperação com o governo dos Emirados Árabes Unidos. A gestão do projeto ficará com um consórcio formado pelas empresas Etihad Rail e Ferrocarriles del Paraguay S.A. (Fepasa), responsável por transferir conhecimentos e tecnologias durante 30 anos.
As obras devem começar em janeiro de 2027 e terá duração de 36 meses. O traçado será feito em avenidas largas e partes da antiga rede ferroviária da capital, que ficou abandonada desde a década de 1980.