Boleto iptu de curitiba 2026: como emitir e pagar

Os contribuintes de Curitiba podem emitir as guias para pagamento do IPTU 2026 pela internet a partir desta quinta-feira.
iptu-boleto-1

Os contribuintes de Curitiba já podem emitir as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 pela internet a partir desta quinta-feira. A emissão do boleto está disponível pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura e pela página da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte receberá em casa os avisos de lançamento para pagamento à vista e da primeira parcela, com vencimento em 20 de março. As notificações começam a ser entregues pelos Correios na próxima semana.

Para pagamento à vista, o desconto é de 10%. Também é possível parcelar o pagamento em até dez vezes, de março a dezembro. O IPTU incide em mais de 990 mil unidades tributárias.

Para emitir o boleto, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal completa do Imóvel, além do CPF ou CNPJ cadastrado no município. No site da Prefeitura, as opções são 'Gerar carnê completo' e 'Emitir parcela atualizada'. O usuário pode salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato PDF, imprimir ou copiar o código de barras.