Lei institui programa de orientação vocacional para estudantes no Paraná

Estudante apresenta proposta que transforma-se em lei e institui programa permanente de orientação vocacional para o ensino médio no Paraná
1xmhnS9ArEZIGX02IOODVxGVQmQcEHQG7aMiWoVP

Uma sugestão apresentada por uma aluna do ensino médio da rede pública estadual transformou-se em lei no Paraná. A estudante teve sua proposta de criação de um programa de apoio vocacional para estudantes premiada, em 2025, como a melhor do projeto Geração Atitude e, neste ano, viu a iniciativa ser sancionada pelo Governo do Estado. A proposição foi encampada pelos deputados Alexandre Curi e Hussein Bakri. A medida institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, de orientação vocacional e profissional para estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado.

A lei vai auxiliar os jovens no processo de autoconhecimento, na identificação de aptidões e interesses e na construção de projetos de vida alinhados ao mercado de trabalho. O programa busca ampliar o acesso a informações sobre carreiras, áreas do conhecimento e tendências profissionais, contribuindo para escolhas mais conscientes em relação à formação para uma futura profissão. Entre as diretrizes previstas na lei estão a promoção de oficinas, palestras, seminários e workshops; mentorias com profissionais de diferentes áreas; aplicação facultativa e gratuita de testes vocacionais para alunos da rede pública; visitas técnicas e estágios de curta duração; além da disponibilização de plataformas digitais com informações atualizadas sobre cursos e oportunidades.

A legislação também prevê apoio na elaboração de currículos, estratégias de estudo e planos de carreira, bem como a celebração de convênios com universidades, instituições de ensino profissional, empresas e conselhos regionais de profissões. A coordenação da Campanha Permanente Orienta Paraná poderá ser realizada pelas Secretarias de Estado, em parceria com entidades públicas e privadas. A lei já está em vigor e poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

A lei é resultado do trabalho da Assembleia em chamar a sociedade para, mais do que conhecer, participar das nossas atividades. Nada mais gratificante do que ver uma lei feita por jovens e para jovens, com o objetivo de qualificá-los para o mercado de trabalho, que sabemos o quanto é disputado e exigente.