O Ministério da Educação (MEC) anuncia o resultado da pré-seleção da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026, disponível a partir de hoje. A consulta pode ser realizada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do programa. O Fies financia estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas.
A classificação dos candidatos foi feita de acordo com as notas do Enem, em ordem decrescente, considerando o tipo de vaga. Cada candidato foi pré-selecionado para apenas uma das opções escolhidas na inscrição. Os convocados devem completar a inscrição no site FiesSeleção utilizando login Gov.br entre 20 e 24 de fevereiro, até às 23h59, horário de Brasília. Estudantes selecionados pelo Fies Social podem solicitar financiamento integral.
O Fies Social destina 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que em 2026 será de R$ 810,50, além de inscrição ativa no CadÚnico. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) pode solicitar documentação complementar em caso de divergências na renda declarada.
Neste semestre, estão disponíveis 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas, abrangendo 19.834 cursos e turnos. O total esperado para 2026 é de 112.168 vagas, com remanescentes a serem oferecidas no segundo semestre. Candidatos não pré-selecionados serão incluídos na lista de espera, com convocações programadas entre 26 de fevereiro e 10 de abril. Informações adicionais estão disponíveis no portal do MEC.