O deputado Luiz Cláudio Romanelli destacou a importância da moradia digna para as famílias durante a Campanha da Fraternidade de 2026. Ele afirmou que a campanha convoca a sociedade a enfrentar o déficit habitacional e a encontrar soluções reais para diminuir o número de famílias sem moradia digna.
A habitação no país é um problema cruel para os mais pobres, disse o deputado. O último censo revelou que o número de pessoas em situação de rua cresceu 25%, chegando a 328 mil. Além disso, mais de 26 milhões de domicílios não têm as condições básicas de habitabilidade.
O deputado é um dos principais articuladores de políticas de habitação popular no Paraná e autor da lei que criou o Fundo, o Sistema e o Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social, em 2007. Ele destacou que o programa Casa Fácil Paraná e os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para construções de interesse social têm sido fundamentais para atender às necessidades de moradia das famílias.
O programa Casa Fácil atendeu mais de 130 mil famílias desde 2019, com investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Ele também movimentou cerca de R$ 23,9 bilhões na construção civil, com impacto expressivo na geração de empregos e renda.