O Internacional decidiu não participar da Copa Sul-Sudeste deste ano e já notificou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O clube gaúcho justificou a decisão com a necessidade de focar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Inicialmente, havia a possibilidade de o Inter inscrever uma equipe sub-20, mas essa alternativa não se concretizou. O time principal requer a participação dos destaques da base, que também estão comprometidos com o Brasileirão da categoria.
Com a desistência do Internacional, a CBF deve convidar outro clube gaúcho, provavelmente o Caxias, quarto colocado no último Campeonato Gaúcho, para ocupar a vaga em aberto. A Copa Sul-Sudeste, que terá início em 25 de março e término em 7 de junho, contará com 12 participantes divididos em dois grupos.
Na primeira fase, as equipes se enfrentarão em partidas fora do grupo, com os dois primeiros colocados de cada chave avançando para as semifinais. A final será disputada em dois jogos, sendo que a partida decisiva ocorrerá na casa da equipe com melhor campanha na fase anterior.