O Partido Social Democrático (PSD) nunca foi tão grande no Paraná quanto no atual momento político. Além do governador Ratinho Junior, a legenda ostenta em suas fileiras o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o presidente da Assembleia Legislativa (Alep), Alexandre Curi, além de centenas de prefeitos, deputados estaduais e vereadores. Tamanha representatividade no estado se reflete também em Brasília, na Câmara dos Deputados.
Em 2022, o PSD de Ratinho Junior elegeu o maior número de deputados federais da sua história: sete representantes. Isso fez da sigla a maior bancada entre os partidos paranaenses na atual legislatura da Câmara Federal. O Paraná tem 30 assentos na Casa Legislativa. Na Alep, o partido tem 16 deputados estaduais de um total de 54 cadeiras.
A bancada paranaense do PSD tem hoje sete deputados federais, dos quais três são suplentes. Eles ocupam as cadeiras de Beto Preto, Leandre Dal Ponte e Sandro Alex, eleitos em 2022, mas que se encontram licenciados para exercer o comando de secretarias importantes no governo do Paraná. Conheça abaixo os parlamentares da sigla no estado que atualmente estão em exercício na Câmara dos Deputados (por ordem alfabética): Luciano Alves, Luísa Canziani, Luiz Nishimori, Paulo Litro, Reinhold Stephanes Junior, Rodrigo Estacho e Sargento Fahur.
O PSD se consolidou como peça-chave para a governabilidade no Congresso Nacional. Com uma das maiores bancadas da Câmara dos Deputados (42 cadeiras), a legenda ocupa posição estratégica nas votações mais sensíveis, funcionando como fiel da balança em pautas econômicas, fiscais e institucionais. O partido mantém postura pragmática, dialogando tanto com o Palácio do Planalto quanto com diferentes forças do centro e da direita, o que amplia seu poder de articulação.